Atriz erroneamente declarada morta retornará à tela da Globo

Renée de Vielmond, ausente das novelas desde Paraíso Tropical (2007), que substituirá Mulheres Apaixonadas no Vale a Pena Ver de Novo, confessa que não sente falta da TV e acredita que a aposentadoria foi sua melhor decisão.

Renée de Vielmond
Renée de Vielmond aos 15 anos no filme "Compasso de espera" (Reprodução: Arquivo O Globo)

Renée, que raramente aparece nas novelas, é muito amada pelo público e deixou muitos fãs sentindo falta de suas performances na televisão. Curiosamente, ela foi erroneamente declarada morta por um conhecido apresentador de TV.

Décadas de sucesso

Renée de Vielmond
Renée de Vielmond em "Anjo Mau" (Reprodução - Internet)

A carreira artística de Renée começou no cinema na década de 1960 com o filme Compasso de Espera. Em seguida, ela se aventurou na televisão, começando pela TV Cultura. Ela atuou em várias novelas como Meu Pedacinho de Chão (1971), O Bofe (1972), ambas na Globo, e A Revolta dos Anjos (1972) e Jerônimo, o Herói do Sertão (1974), na extinta Rede Tupi.

Na Globo, ela se destacou em Escalada (1975), Anjo Mau (1976), Pecado Rasgado (1978), na série Amizade Colorida (1981), em Brilhante (1981), Moinhos de Vento (1983), Guerra dos Sexos (1983) e Eu Prometo (1983).

Jairo Matos e Reneé de Vielmond
Jairo Matos e Renée de Vielmond em "Barriga de Aluguel" (Reprodução - Internet)

Renée também trabalhou na Rede Manchete, onde atuou em Novo Amor (1986), Olho por Olho (1988) e Fronteiras do Desconhecido (1990).

No entanto, durante a década de 1990, sua presença na TV diminuiu. Mesmo assim, ela participou de Barriga de Aluguel (1990), De Corpo e Alma (1992), Pátria Minha (1994) e Explode Coração (1995). Antes de seu retorno em Paraíso Tropical, a convite do autor Gilberto Braga, Renée fez participações em Malhação (1997) e na série Mulher (1998). Na trama de Gilberto, ela interpretou Ana Luiza, esposa do empresário Antenor Cavalcanti (Tony Ramos).

Declarada morta por engano

Fausto Silva (Faustão)
Apresentador Fausto Silva "Faustão" (Reprodução - Internet)

Longe dos holofotes da mídia, Renée foi erroneamente declarada morta pelo apresentador Fausto Silva.

Apesar do susto inicial, tudo não passou de um equívoco. Em 2016, durante o Domingão do Faustão, o apresentador, que estava recebendo Rodrigo Santoro – par romântico da atriz em Explode Coração -, disse a seguinte frase: “Uma atriz extraordinária, inesquecível, falecida algum tempo atrás”, disse o apresentador a Rodrigo, que não o corrigiu.

Logo após a volta do intervalo, Faustão fez questão de corrigir a gafe que cometeu. “A Renée de Vielmond está mais viva do que nunca. Nós é que estamos com muita saudade dela, porque faz tempo que ela não aparece por aqui”, afirmou o apresentador.

Aposentada

Renée de Vielmond
Renée de Vielmond em rara aparição em 2018 (Reprodução - Internet)

No ano de 2018, Renée fez uma rara aparição em público durante o lançamento do livro "Teatro dos 4 – A Cerimônia do Adeus ao Teatro Moderno", acompanhada de sua filha Mariana, que é fruto de seu casamento com o ator José Wilker

Em uma conversa com o repórter Léo Uliana do portal "10 Minutos de Arte", a atriz afirmou que havia encerrado sua carreira na televisão e que a decisão de se aposentar foi a melhor escolha que fez em sua vida.

Ela explicou: “Bom, eu encerrei o primeiro ato da minha vida e agora estou vivendo o segundo ato… Eu acho que tive bons momentos na minha carreira e aí eu fiz uma transição boa, eu acho, satisfatória da vida profissional para a aposentadoria e eu decidi parar, simples assim. Fiz uma boa escolha quando me aposentei”, disse a atriz.

Durante o período em que esteve afastada do mundo profissional, Renée cursou História na PUC-RJ, mas mesmo depois de se formar, optou por não seguir uma carreira na área. “Não, não, não isso faz muito tempo também. Sigo estudando em casa enfim com meus amigos mas eu não abracei a profissão de historiadora não”, explicou Renée.

Atualmente, aos 70 anos, Renée tem cuidado do vasto acervo de filmes e livros deixados por José Wilker após seu falecimento em 2014. “São 8 mil livros 6 mil DVD’s e 4 mil CD’s. E esse acervo está preservado e as filhas do Zé (Mariana e Isabel) estão tentando parcerias para que esse acervo possa ser disponibilizado para todas as pessoas interessadas em estudar cinema, teatro e literatura” , concluiu. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem