Paulo Araújo: o ator que brilhou como o primeiro Agostinho da TV

Você se lembra do Agostinho Carrara, o genro folgado e divertido da série A Grande Família? 

Pois saiba que ele não foi interpretado apenas por Pedro Cardoso, que ficou famoso na segunda versão do programa. Antes dele, outro ator deu vida ao personagem na primeira versão, exibida nos anos 1970. Seu nome é Paulo Araújo, um veterano da dramaturgia brasileira que hoje vive longe dos holofotes.

Ator Paulo Araújo
Ator Paulo Araújo (Reprodução - Internet)


Uma carreira de sucesso

Paulo Araújo nasceu no Rio de Janeiro e iniciou sua trajetória artística em 1957, no cinema, com o filme Rebelião em Vila Rica. Depois, ele se dedicou ao teatro, integrando o grupo Tablado e participando de peças consagradas, como Pluft, O Fantasminha, Baile dos Ladrões e A Sombra do Desfiladeiro. Ele também foi premiado como melhor ator pela comédia Como Vencer na Vida Sem Fazer Força.

Na televisão, ele estreou em 1966, na novela O Sheik de Agadir, de Glória Magadan. Em seguida, ele atuou em outras produções da Globo, como Eu Compro Esta Mulher, A Rainha Louca, A Ponte dos Suspiros, Rosa Rebelde e A Última Valsa. Seu papel de maior destaque foi o vilão Hernani, em Irmãos Coragem, de Janete Clair. Ele era o irmão de Paula (Myriam Pérsia) e o empresário de Duda (Cláudio Marzo), um homem egoísta e ambicioso que causava muitos problemas aos protagonistas.

O primeiro Agostinho Carrara

Em 1972, Paulo Araújo foi escalado para interpretar Agostinho Carrara, na primeira versão de A Grande Família, inspirada na série americana All in the Family. Ele era o marido de Bebel (Djenane Machado e Maria Cristina Nunes) e o genro de Lineu (Jorge Dória) e Dona Nenê (Eloísa Mafalda). Agostinho era um malandro que vivia de pequenos golpes e que sempre se aproveitava da bondade do sogro. Ele também era muito engraçado e carismático, conquistando a simpatia do público.

Elenco da primeira versão de A Grande Família
Elenco da primeira versão de A Grande Família (Reprodução - Internet)

A série mostrava o dia a dia de uma família de classe média do subúrbio carioca, com muito humor e situações cotidianas. Além de Paulo Araújo, o elenco contava com Luiz Armando Queiroz como Tuco, o filho caçula dos Silva. A série fez muito sucesso e ficou no ar até 1975, com quatro temporadas. Em 1987, a Globo produziu um especial de Natal, reunindo todo o elenco original.

O adeus à TV

Depois de A Grande Família, Paulo Araújo se afastou das novelas e se dedicou à direção de programas de humor, como Uau, A Companhia, Satiricom, Planeta dos Homens e Os Trapalhões. Ele também foi roteirista de vários filmes, como O Casal, O Homem Nu e O Rei da Boca.

Sua última aparição na TV foi no especial de Natal de A Grande Família, em 1987. Desde então, ele se retirou da vida artística e passou a viver com sua filha e seus netos. Hoje, aos 91 anos, ele raramente é visto em público e mantém uma vida discreta.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem