Após 6 anos, Musa da Globo continua fora da TV por falta de oportunidades

Claudia Alencar, famosa atriz da televisão nas décadas de 80 e 90, já não faz mais novelas desde 2017. 

Atriz Cláudia Alencar
Atriz Cláudia Alencar (Reprodução - Internet)

Nascida na cidade de São Paulo em 12 de julho de 1950, Claudia é formada em teatro pela Escola de Comunicação e Artes da USP e já lecionou artes cênicas por cinco anos. 

Além disso, estudou Ciências Sociais durante três anos. Durante o período do regime militar, ela se filiou à Aliança Libertadora Nacional (ALN), tendo sido presa e submetida a tortura em 1972. 

Apesar de ter sido musa da Globo em anos anteriores, Claudia já não é mais convidada para participar de novelas em nenhuma emissora.

Em 1975, Claudia fez sua estreia na televisão em um teleteatro na TV Cultura. 

Posteriormente, em 1976, ela atuou em sua primeira novela, Canção para Isabel, na emissora Tupi, onde também participou de outras produções como Salário Mínimo (1979), Gaivotas (1979) e Drácula (1980). 

Após trabalhar na Band, atuando em tramas como Os Imigrantes (1981), e no SBT, fazendo parte do elenco de Meus Filhos, Minha Vida (1984), Claudia ingressou na Globo, onde fez sua estreia na novela Padre Cícero (1984). 

Seu primeiro papel de destaque na emissora foi em 1986, quando interpretou Patativa, uma das esposas de Tabaco (Osmar Prado) em Roda de Fogo.

As atrizes Cláudia Alencar, Carla Daniel e Inês Galvão, juntas com o ator Osmar Prado na novela Roda de Fogo
As atrizes Cláudia Alencar, Carla Daniel e Inês Galvão, juntas com o ator Osmar Prado na novela Roda de Fogo (Reprodução - Internet)

No ano de 1989, Claudia Alencar interpretou Laura, uma personagem sedutora em Tieta. 

Cláudia Alencar e o ator Flávio Galvão em Tieta
Cláudia Alencar e o ator Flávio Galvão em Tieta (Reprodução - Internet)

No desfecho da trama, foi revelado que ela era a Mulher de Branco, um ser misterioso que atacava sexualmente os moradores da cidade fictícia de Santana do Agreste. 

Poucos dias antes do Carnaval de 1990, a emissora gravou as cenas da revelação da identidade da Mulher de Branco em Guaratiba, Rio de Janeiro. 

Claudia contracenou com outras oito atrizes, todas vestidas de branco e gravando o mesmo texto. 

Durante a gravação, nenhuma delas sabia quem seria escolhida para desvendar o mistério. Claudia confessou em uma entrevista ao jornal O Dia, em 18 de março de 1990, que ficou surpresa quando descobriu que seu papel seria o da Mulher de Branco. 

Segundo a atriz, quando a cena foi exibida, ela estava tomando banho e seu marido Boris a chamou para ver a revelação na televisão. Claudia admitiu ter ficado feliz com a escolha, mas que não esperava ser a escolhida.

Cláudia Alencar em Cara e Coroa
Cláudia Alencar em Cara e Coroa (Reprodução - Internet)

Durante a década de 90, Claudia Alencar fez parte do elenco de diversas produções televisivas, como Fera Ferida (1993), Cara e Coroa (1995), Anjo de Mim (1996) e Hilda Furacão (1998). 

Na década seguinte, atuou em Esplendor (2000), Porto dos Milagres (2001), O Quinto dos Infernos (2002) e Kubanacan (2003). 

Em 2005, assinou contrato com a Record, onde desempenhou o papel de Teresa Avelar em Prova de Amor, além de participar de Alta Estação (2006), Os Mutantes (2008) e Vidas em Jogo (2011). 

Em 2015, retornou à Globo para integrar o elenco de Felizes para Sempre. Já no ano seguinte, teve uma participação especial como Tetê Lima em Rock Story, sendo essa a sua última novela até o momento.

Cláudia Alencar aos 72 anos
Cláudia Alencar aos 72 anos (Reprodução - Internet)

Com 72 anos de idade, a artista também se dedica à pintura e compartilha ensaios fotográficos em suas redes sociais. 

Em uma entrevista à revista Quem, ela revelou que mantém uma alimentação saudável, além de fazer exercícios de esteira e alongamento. "Acredito que a comida seja o melhor remédio e, por isso, cortei diversos alimentos como sal, açúcar, doce, massa, creme de leite, salsicha, linguiça, feijoada e frituras para manter minha saúde e beleza", disse ela.

Sobre sua vida amorosa, a atriz disse que é bastante ativa e que gosta de paquerar. "Eu tenho muitos amigos e nós nos encontramos de vez em quando, mas não tenho um namorado fixo no momento", explicou ela. 

Quando questionada sobre sua carreira como atriz, ela disse que gostaria de atuar novamente em séries de TV e que se sente frustrada por não receber muitos convites para trabalhos na televisão. "Eu adoraria voltar para o set e fazer séries na Globoplay, na Netflix ou no Prime Video", concluiu.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem