Afastada das novelas, atriz escapa de ficar tetraplégica e revela: “Quase morri”.

Nascida em Catanduva, interior de São Paulo, Rita Guedes, atualmente com 51 anos, tem em sua trajetória na TV excelentes trabalhos. 

Entretanto, anos atrás, ela sofreu um acidente que por pouco não a deixou tetraplégica. Após essa difícil situação, Rita voltou às atividades com uma participação de destaque em uma série de sucesso no Globoplay.

Atriz Rita Guedes
Atriz Rita Guedes (Reprodução - Internet)

Desde os 14 anos, Rita Guedes já se dedicava ao estudo de teatro. 

Quando completou 17 anos, mudou-se para Campinas a fim de investir na carreira, e posteriormente foi para São Paulo, onde, aos 19 anos, passou em um teste para a novela "Despedida de Solteiro" (1992) e seu papel como Bianca impulsionou sua carreira como atriz.

Rita Guedes na novela Despedida de Solteiro
Rita Guedes em Despedida de Solteiro, 1992 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

Com uma carreira que abrange mais de 10 novelas, três longas-metragens, sete curtas e 10 peças de teatro, além de participações em séries, programas humorísticos e clipes musicais, Rita Guedes é conhecida por seus papéis sensuais, como a Paula em "Irmãos Coragem" (1995). 

A atriz também fez parte do elenco de "Olho no Olho" (1993), "Quem é Você?" (1996), "Uga-Uga" (2000) e "Alma Gêmea" (2005), obra de Walcyr Carrasco dirigida por Jorge Fernando. Na trama, originalmente exibida às 18h, Rita interpretou Kátia, apelidada de "Anja".

Rita Guedes e Emílio Orciollo Neto (Kátia e Crispim) em Alma Gêmea
Rita Guedes e Emílio Orciollo Neto (Kátia e Crispim) em Alma Gêmea (Reprodução - Internet)

No clube onde trabalhava como secretária, a bela Kátia conquistou diversos personagens, em especial o de Crispim (Emílio Orciollo Neto), que a chamava de "Anja". 

Filha do bondoso médium Elias (Umberto Magnani) e mãe solteira da pequena Rita (Caroline Smith), Kátia precisava se virar para sustentar a si mesma e à filha. 

Ela flertava com o chefe Rodriguez (Carlos Gregório) e o garçom Gumercindo (Kayky Brito) para alcançar uma vida melhor, mas acaba se redimindo: volta sua atenção para a filha, que foi criada pelo avô para evitar escândalos, e se casa com Crispim, com quem tem outro filho.

O Fardo da Fama

Rita Guedes (Foto: Avenida Brasil / TV Globo)
Rita Guedes (Foto: Avenida Brasil / TV Globo)

Durante um período de intensa atividade profissional, Rita Guedes alcançou o auge de sua carreira, sendo capa da revista Playboy. 

Entretanto, em meio às gravações de Alma Gêmea, o lançamento da publicação e outros trabalhos, a atriz ficou doente. 

Ela atingiu o limite e acabou desenvolvendo a Síndrome do Pânico. Em busca de ajuda, Rita procurou tratamento e relacionou sua cura com a conexão com seu interior, praticando ioga, cuidando de sua saúde e tirando pausas para descanso.

Em entrevistas, Rita contou que o livro O Segredo foi uma grande ajuda nesse processo de cura, mostrando-lhe um caminho a seguir. 

Tamanha foi sua gratidão pelo livro que a atriz se tornou embaixadora oficial da obra no Brasil. Solteira e sem filhos, Guedes é uma mulher totalmente independente, embora enfrente críticas pelo seu estilo de vida. 

Afinal, mesmo nos dias de hoje, a cobrança social pela constituição de uma família ainda é grande para as mulheres. 

Mas Rita não se deixa abalar por essa pressão. Ela vive a vida do seu próprio jeito e aceita apenas o que faz bem para si. 

Mantendo uma rotina de exercícios e alimentação saudável, a atriz conseguiu se recuperar bem após testar positivo para a Covid-19 em 2021, sem deixar sequelas.

Por onde anda a intérprete de Kátia em Alma Gêmea?

Atriz Rita Guedes
Atriz Rita Guedes (Reprodução - Internet)

Em uma entrevista para o canal do YouTube de Júnior Coimbra, Rita Guedes recordou um acidente grave que ocorreu em 2019 e quase a deixou tetraplégica. Um veículo de transporte em alta velocidade colidiu com o carro da atriz enquanto ela estava estacionando.

“Foi uma bobagem em que eu quase perdi a minha vida. Eu fui estacionar o meu carro, veio uma van voando e ela bateu do meu lado. Eu tive traumatismo craniano, hemorragia craniana e estreitamento da C3 e da C7, que encostou na medula. Então, assim, eu quase fiquei tetraplégica. Até hoje eu me trato. Faço fisioterapia há dois anos, faço RPG. Não posso ficar sem fazer porque eu sinto dores horríveis”, revelou.

“Isso mudou muita coisa na minha vida também, porque naquelas 48 horas que eu fiquei na UTI, cheia de aparelho, esperando para saber: o cérebro reagir de uma maneira positiva, negativa ou eu morrer. Eram três opções. Então, naquele momento, para mim, passou um filme na minha cabeça. De tudo: da minha vida, do que eu tinha construído até hoje, do que é realmente importante para mim, do que eu quero, das pessoas que estão à minha volta…”, concluiu.

“O Paulo Niemeyer, que cuidou de mim, disse que eu tinha que ficar um mês sem andar muito porque o meu cérebro tinha chacoalhado muito. Eu lembro que eu dormia sentada, porque tinha medo de morrer. Foi uma viagem assim. Ao mesmo tempo, eu comecei a sentir uma coisa diferente. Eu tive uma transformação”, destacou Rita, hoje completamente recuperada.

Depois de passar por uma experiência tão traumática, Rita Guedes organizou uma comemoração extravagante em Angra dos Reis (RJ) para celebrar seu aniversário. Vários amigos famosos compareceram à festa luxuosa. 

Quanto ao seu trabalho, a atriz participou da série do Globoplay, Arcanjo Renegado, em 2020, o mais recente sucesso em sua carreira brilhante.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem